Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Professoras de creche omitem dos pais acidente que fraturou braço de criança de 1 ano

há 6 anos

Um município catarinense foi condenado ao pagamento de R$ 20 mil, a título de indenização por danos morais, em favor dos pais de uma criança - de apenas um ano - que sofreu fratura de cotovelo enquanto estava sob os cuidados de creche mantida pela administração pública. Segundo os autos, ao buscá-la no local, a mãe da criança percebeu que algo havia ocorrido, uma vez que seu filho chorava de forma copiosa e mesmo assim as professoras não o acudiram tampouco ligaram para avisar os pais sobre o fato.

O município, em sua defesa, sustentou ausência de provas de omissão das servidoras da creche, o que afastaria sua responsabilidade. As professoras, ouvidas em delegacia, disseram que nada de estranho ocorrera com a criança. Posteriormente, na esfera judicial, lembraram que o menino havia caído de um banquinho no parque. Diante das diversas contradições nos depoimentos, interpretou o desembargador Jorge Luiz de Borba, relator da matéria, não ficou comprovado se o fato ocorreu por ação ou omissão das funcionárias públicas. Contudo, acrescentou, algo de grave aconteceu durante o período em que a criança esteve na creche aos cuidados das responsáveis.

Para o magistrado, o dano mostra-se evidente, caracterizado pela discrepância entre as boas condições em que a criança chegou à creche e a fratura no cotovelo constatada ao ser recolhida de local. Laudos médicos e provas testemunhais corroboram essa tese. A criança precisou ser submetida a duas cirurgias corretivas e ficou em convalescência por dois meses. "Além do mais, a lesão foi constatada somente após a genitora ter se alertado com o choro constante da criança ao buscá-la no fim do dia no local e as professoras permanecerem inertes quanto à necessidade de atendimento médico e comunicação aos pais", concluiu. A decisão da 1ª Câmara de Direito Público, no sentido de confirmar a condenação, foi unânime. O processo tramita em segredo de justiça.

Fonte: TJSC

  • Sobre o autorCompartilhador De Conhecimento
  • Publicações140
  • Seguidores701
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações203
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/professoras-de-creche-omitem-dos-pais-acidente-que-fraturou-braco-de-crianca-de-1-ano/530290083

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)